Organizando a casa


30 ideias para organizar a casa

Falta inspiração para organizar a casa? Organizar a casa pode ajudar a melhorar outras áreas da sua vida.  Quando nos sentimos insatisfeitos acabamos desanimando e deixando esse sentimento influenciar diretamente na limpeza e organização fazendo piorar outros problemas,  sejam sentimentais, financeiros, etc
Temos aqui 30 dicas que podemos tentar seguir algumas só para começar, que tal? 
Levamos um certo tempo para construir um novo hábito, mas a  repetição fará com que esse hábito se torne natural ao longo do mês. Pode demorar algum tempo e exigir algum esforço para que você se adapte as novas idéias e rotinas, mas no final valerá à pena!

1. Faça sua cama, assim que se levantar
Uma cama bem arrumada faz com que todo o quarto pareça mais ordenado, por alguma razão quando nossa cama está arrumada a casa parece mais arrumada também. Então arrume sua cama todos os dias assim que se levantar!

2. Sempre que sair de um cômodo melhore algo nele
Tente deixar cada lugar da casa melhor quando passar por ele, nunca deixe de fazer uma melhoria como ajuntar um sapato, guardar algum brinquedo, lavar um copo na pia da cozinha, ajeitar a toalha do banheiro ou afofar as almofadas do sofá. Apenas cultive esse hábito de melhorar cada espaço quando passar por ele.

3. Envolva toda a família na organização da casa
Peça aos seus filhos e companheiro para que ajudem a manter a organização. Tarefas simples como não deixar os sapatos espalhados, pendurar a toalha no banheiro, colocar a roupa suja no cesto ou lavar o prato após as refeições podem fazer uma grande diferença na organização da casa ao longo do dia.

4. Livre-se de 10 itens por dia nos próximos 30 dias
Pode parecer difícil, mas fazer esse tipo de tarefa é muito mais fácil do que você imagina, apenas tome cuidado, pois você poderá gostar da ideia de liberar espaço na casa e ter menos itens para organizar.
Sugiro que comece com uma gaveta, sabe aquela gaveta que todo mundo tem e serve para colocar “coisas”? Você se surpreenderá com a rapidez que vai encontrar 10 itens para jogar ou doar.
Faça isso durante os próximos 30 dias, verifique notas fiscais, manuais de produtos que não existem mais, comprovantes, meias furadas, roupa íntima desgastada, lençóis sem conjunto, roupa manchada de água sanitária, etc. A lista é grande e fará uma enorme diferença na organização da sua casa!

5. Tenha uma caixa de doação
Tenha uma pequena caixa ou sacola de doação dentro de cada armário de roupas da sua família. Ele serve para quando você prova aquela peça de roupa e descobre que não gosta mais dela ou quando as crianças estão crescendo e a cada semana descobrimos que essa ou aquela peça não serve mais. Quando a caixa está cheia, a providência é levar para algum lugar que receba estas doações, podem ser amigos ou parentes, no bazar da igreja ou em outro local que receba esse tipo de doação. Muitas pessoas têm problemas na hora de se desfazer de certos objetos da casa, pensando se algum dia precisarão deles. Se você se encaixa nesse perfil, sugiro que você tenha um espaço para deixar itens que você deseja doar, mas tem dúvida. Coloque o objeto no local e uma etiqueta com a data e espere. Se você não precisar deste item nos próximos 6 meses, definitivamente é hora de doar!

6. Não deixe para depois o que você pode fazer agora
É incrível o quanto está atitude de fazer imediatamente ajuda a manter a casa em ordem. Jogar fora aquela mala direta recebida pelo correio, lavar uma xícara que está na pia da cozinha, guardar uma roupa no armário, ligar a máquina de lavar roupa. Se a tarefa pode ser realizada imediatamente e não leva nem um minuto, então faça agora e não deixe as tarefas se acumularem.

7. Tenha um plano para a limpeza da casa
Você determina sua rotina de limpeza, pois cada caso é um caso. Se trabalhar fora e tem filhos pequenos, você precisa encontrar um horário adequado para essa tarefa, se sua casa é muito grande certamente necessitará de mais tempo para limpar a casa ou ajuda extra. Você precisa escrever sua rotina no papel e verificar o que pode ser feito a cada dia, por exemplo:
  • Segunda-feira: aspirar a casa, trocar a roupa de cama e limpar os banheiros.
  • Terça-feira: Lavar roupas claras e tirar o pó dos móveis.
  • Quarta-feira: Lavar roupas escuras e limpar a cozinha.
  • Quinta-feira: Passar roupa e trocar toalhas de banho.
Isso fará você manter o controle da limpeza e organização da sua casa, mas você precisa experimentar e ver a rotina que melhor se adéqua ao seu tempo e estilo de vida.

8. Tenha uma rotina matinal
Por mais que você odeie todas as manhãs, você precisa ter uma rotina definida que possa ser ligada no “piloto automático” enquanto sua cabeça ainda não está raciocinando. Defina a hora de se levantar todos os dias e em seguida arrume sua cama. Tome um banho ou faça sua higiene matinal e se vista completamente. Tome o seu café da manhã e você estará pronto para qualquer coisa. Uma manhã com rotina definida é o começo para que você tenha um bom dia.

 9. Organize por etapas
Controle a ansiedade e organize em pequenas doses. Comece com uma gaveta ou uma prateleira do armário, retire os itens, limpe com um pano úmido, faça a triagem do que deve voltar para o local, daquilo que deve ir para o lixo, do que precisa ser doado e do que está fora do lugar. Devolva de forma organizada os itens que ficarão. Se você organizou bem, será fácil manter!

 10. Reconheça os pontos de bagunça da sua casa
Todos têm em casa “aqueles lugares” onde a desordem tende a se acumular. Muitas vezes, é a porta de entrada ou balcão da cozinha. Estas são boas áreas para iniciar a sua organização e, provavelmente, serão as áreas que você deve verificar regularmente para rápidas “arrumações”. Descobrir os itens que acabam lá e criar um novo lar para eles ou se necessário, livrar-se deles!

 11. Tire um tempo para você
Às vezes isso pode parecer difícil, principalmente para as mamães, mas encontre algo que você realmente goste de fazer. Pode ser algo tão simples como a um banho sem interrupções, a leitura de um livro, fazer a manicure ou tomar uma taça de vinho. Isso não significa assistir televisão enquanto faz o serviço da casa como dobrar roupa, fazer faxina ou cozinhar! Ter um tempo para si faz com que você seja mais feliz, relaxada e produtiva!

12. Tenha de 7 a 8 horas de sono por noite
Para estar mais descansado, produtivo e motivado é necessário dormir o suficiente! Está não é uma tarefa fácil, principalmente se você tem filhos pequenos ou tem uma vida profissional agitada. Mas certamente você fará as coisas mais rapidamente e melhor se estiver bem descansado. Isso melhora também o humor e a paciência para as coisas do dia a dia que costumam nos deixar irritados como o trânsito e a “arte” das crianças.

13. Se vista no início da manhã
Ficar de pijama pode parecer tentador e quanto mais o dia passa, menos motivação existe para trocar de roupa. Então pare de procrastinar e se vista todas as manhãs e você nunca será pego de surpresa usando pijamas ao meio dia!

 14. Faça uma tarefa de cada vez
A maioria das mães se orgulha da capacidade de realizar multitarefa, mas cuidado, isso não é necessariamente uma coisa boa quando você está fazendo um pouco de muitas coisas, em vez de completar alguma tarefa. Você pode se sentir ocupado e trabalhar o dia todo, e quando chegar o fim do dia vai perceber que não fez nada, pois fica andando em círculos e não consegue concluir nenhuma tarefa. Então se concentre e faça uma coisa de cada vez.

15. Identifique com rótulos
Quanto mais coisas rotuladas, melhor! Não só ajuda a manter tudo organizado como ajuda toda a família saber onde as coisas estão. Pode levar um pouco de tempo e treino, mas todos saberão onde as coisas estão e isso poupará muito tempo e estresse. Existem muitas maneiras criativas para etiquetar, além do tradicional rotulador que facilita a vida.

16. Priorize seus projetos
Você tem uma lista de projetos, idéias e inspirações para sua casa? Essa lista de projetos pode perder o controle e ficar muito grande, principalmente se você tem vários projetos em andamento, o que levará você ao desânimo e a falta de motivação. Seja eficiente realizando apenas um ou dois projetos. Se houver mais projetos, certamente você irá procrastinar e isso lhe causará stress. Assim, limite a sua lista de projetos e se comprometa a completar pelo menos um projeto de sua lista antes de iniciar outro.

17. Tenha uma lista de “coisas a fazer”
Você deve criar uma lista de “coisas a fazer”, pois surgem aquelas necessidades no nosso dia a dia, como ir ao banco, cancelar alguma assinatura ou consertar algum item? Você precisa de uma lista para não se perder. Cada noite programe o que será feito no dia seguinte, se você é ocupado e trabalha fora, tente ocupar seu horário de almoço ou aproveite a para realizar alguma dessas tarefas no caminho de volta para casa.

18. A perfeição é inimiga da conclusão
Todos nós queremos fazer as coisas bem, mas não podemos ser perfeitos. Lembre-se que fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada, porque você não tem tempo para tornar perfeito.

 19. Siga a regra 80/20
O Princípio de Pareto nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente, e sugere que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Ou seja, uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados. Concentre-se naquilo que realmente traz resultado na organização de sua casa e elimine as distrações.

20. Organize a papelada
Papéis! É incrível como este material se acumula por toda a casa, são contas, relatórios, malas diretas, trabalhos escolares, recibos e notas fiscais. Realmente a lista é interminável e você pode rapidamente ficar confuso com toda essa papelada. Há muitos sistemas para organizar os papéis como pastas, arquivos, bandejas, etc. Visite uma loja de materiais de escritório e escolha um método de acordo com seu espaço para deixar os papéis em ordem e sua casa mais organizada.

21. Se você não ama e não usa, você precisa se desfazer!
Se você não usou algum item por mais de um ano, as chances de usar novamente são poucas ou nenhuma. Sim, há exceções, mas em geral, esta é uma boa regra para seguir. Jogar ou doar. Pense nisso como uma coisa a menos para se preocupar.

22. Não compre algo se você não sabe onde guardará
Antes de comprar qualquer coisa, pense onde você vai colocar e qual função terá. Mesmo que você ame um item, pense se existe um lugar especial para ele em sua casa ou se ele não vai acabar em uma pilha em algum lugar da casa ou enterrado no fundo de um armário. Esta também é uma ótima pergunta para fazer aos seus filhos antes de comprar “aquele” item.

23. Quando um item entrar, outro deve sair
Isso não se aplica em 100% dos itens, mas é sempre uma boa coisa para se pensar. Quando você está comprando algo novo, pense em algo que você já tem e que pode ser doado ou descartado. Se você estiver substituindo um item, você já sabe que não precisa de dois itens iguais. Se você comprou um novo par de jeans, você pode doar um par mais velho que você não usa. Isso também funciona muito bem para ajudar a manter os brinquedos das crianças em ordem.

24. Use um timer
Eu não sei por que, mas quando você liga o timer, você consegue realizar as tarefas com muito mais rapidez. Certamente é porque existe motivação para terminar tudo antes que o temporizador toque. Você pode usar o timer para as mais diversas tarefas como determinar o tempo de arrumação das camas, para determinar o tempo das crianças no comutador ou vídeo game ou para verificar seus e-mails com eficiência.

25. Evite abrir a caixa de pandora
Muitas vezes, vamos realizar uma tarefa simples e sem querer isto acaba se transformando em uma grande organização, na qual você não tem tempo de realizar. Isso geralmente acontece quando você abre “aquela” gaveta e de repente todo o conteúdo da gaveta está espalhado pelo chão. Não se distraia e anote em sua lista de tarefas “limpar a gaveta” para quando você tiver mais tempo para concluir esse projeto.

26. Trace metas realistas
Quando você está definindo metas para si mesmo, comece com pequenas tarefas específicas e simples. Listas simples são mais fáceis de alcançar. Sinta-se orgulhoso das metas alcançadas e comemore, pois isso o manterá motivado para continuar.

27. Mantenha os produtos de limpeza à mão
Facilite a limpeza da casa mantendo os produtos de limpeza sempre à mão. Quanto mais acessíveis forem, mais rápida será a limpeza. Se você não tem crianças pequenas em casa, pode deixar alguns produtos de limpeza no banheiro, isso facilita a limpeza e evita que você se distraia e esqueça-se de limpar. Essa pode ser a diferença entre limpar na hora e adiar até mais tarde.

28. Armazene os itens onde são mais usados
Às vezes você precisa pensar fora da casinha para que sua organização seja funcional. Por exemplo, se seus filhos colocam os pijamas assim que saem do banho, você pode armazená-los no banheiro, se houver espaço, é claro. Você pode armazenar itens no lugar onde eles são usados e não necessariamente no local onde eles deveriam ser guardados. Pense no que pode funcionar para você!

29. Use racionalmente seu tempo com a tecnologia
Cuidado para não se distrair demais com a Internet, mídias sociais, Pinterest, blogs, mensagens de texto, televisão, etc, seu tempo pode evaporar rapidamente! Muitas vezes ficamos na frente do computador e nem sequer percebemos quanto tempo passou. Tente limitar a quantidade de vezes que você fica vagando na internet, seja objetivo e use um timer para controlar o tempo.

30. O caos às vezes é inevitável
Tentamos nos manter no eixo, mas às vezes a vida nos dá uma rasteira e leva a melhor. Pode acontecer de algum dia você se sentir doente, cansado, ocupado ou até mesmo desmotivado. Permita-se ter um dia de folga. E no dia seguinte, volte a tomar as rédeas da sua vida!



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